PARECER TÉCNICO sobre o LAUDO PERICIAL
A documentação escassa ou falha, frequentemente ilegível, os longos períodos decorridos entre os fatos, as reintervenções terapêuticas, e mesmo a mudança no que se considera tratamento ideal geram uma amplitude considerável na interpretação. Mesmo em questões em que há absoluto consenso técnico (e estas são raras), pequenas alterações cronológicas podem gerar grandes divergências de opinião.
Embora o melhor momento para apresentação do mérito seja antes da formação de convicção pelo perito um laudo pericial desfavorável pode ser enfrentado tecnicamente em duas frentes: argumentação técnica sobre o mérito e busca de nulidades na perícia.
Na ausência de fatos novos, a argumentação sobre um laudo pericial desfavorável deve focar na narrativa, ressaltando os pontos fortes que deixaram de ser relevados pelo perito. Para isso os quesitos complementares são a principal ferramenta, trazendo o perito para uma discussão delimitada.
Embora a grande maioria dos peritos seja profissional e de larga experiência, a perícia é vulnerável à mesma falibilidade que afeta qualquer atividade humana. Um laudo pericial desfavorável será sempre escrutinizado com especial atenção a nulidades, inconsistências e omissões.